Ideias para Varanda e Jardim

As varanda, os jardim ou os pátios são uma extensão da história da sua casa, portanto devem ser cuidadas e decoradas como qualquer outra divisão. Especialmente nos meses mais quentes do ano, sabe sempre bem poder relaxar e usufruir do seu espaço exterior, do sol e do bom tempo.

Aqui ficam algumas ideias Home Story de decoração de jardim e varanda para que possa pôr mãos à obra antes de o Verão chegar.

plantas e vasos
1. Flores e Ervas aromáticas

As flores são decorativas e embelezam qualquer espaço. Mas também são, por vezes, o elemento de natureza que necessitamos nas nossas vidas. Já as ervas aromáticas sáo decorativas e funcionais, já que podem ser utilizadas na sua alimentação. Conheça aqui a nossa coleção de Hortas Urbanas.
 
Para que sirvam o nosso propósito deve ter em conta alguns elementos preponderantes na escolha das plantas, nomeadamente:

  • Espaço que tem à disposição no jardim ou varanda. Se for um espaço relativamente pequeno, as flores ou plantas de grande porte não serão as mais indicadas;
     
  • Manutenção e cuidados a ter. Algumas flores ou ervas necessitam de mais proteção, cuidados de manutenção, vitaminas, regas, etc. Todos esses elementos devem ser analisados antes de escolher as flores pois poderão condicionar o seu tempo diário nessa manutenção;
     
  • Condições do espaço. Tem tudo preparado para regar o seu jardim, sistemas de escoamento ou outras necessidades para as suas flores?

Vasos de flores na decoração do jardim:
Depois das flores escolhidas complemente a decoração com vasos que combinem com o estilo da casa. Os vasos são uma excelente forma de decorar o jardim e organizar as flores. Pode usar uns maiores para combinar diferentes espécies ou optar por vários pequenos e distintos para criar uma composição inusitada. Se tiver uma varanda com pouco espaço, opte por vasos que se penduram na parede. Dão cor sem ocupar tanto espaço.

2. Baloiços e Camas de Rede

As camas de rede e baloiços são sempre uma boa ideia. Mesmo em espaços mais reduzidos este mobiliário de jardim ajuda a tornar o local mais acolhedor e confortável. E os baloiços e as redes tornam-se perfeitos para ler um livro, descansar e conviver.

3. Mesas e Conjuntos de Estar

Criar espaços com mobiliário de jardim confortável, como puffs, sofás e mesas de apoio, e guardar um recanto para a zona de refeições, usando cores vivas são apenas algumas ideias para decorar estes espaços. Opte por formas simples e leves, materiais apropriados que resistam ao exterior e com inúmeros acabamentos.

Transformar o seu jardim ou terraço em uma extensão da sua casa significa criar uma sensação de continuidade na decoração. Com criatividade, pode dar nova vida ao espaço externo e aproveitar muito mais tempo no exterior.

4. Pérgolas e Guarda-Sóis

Para esta área de descanso e relaxamento, escolha uma zona com mais sombra ou utilize protção para chuvas súbitas e da força do sol, como pérgolas, pavilhões ou guarda-sóis.